segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Durga Puja!

Hoje resolvi postar sobre o maior festival de Kolkata, o Durga Puja!

Como turista foi uma loucura, Kolkata já tem muita gente, mas durante o Durga Puja vem gente do país inteiro por causa do festival.

A história é a seguinte:
Durga Puja é um festival celebrado pela religião Hindu, que é muito importante para a sociedade Bengali ( que fica principalmente no estado de West Bengal.) Como a capital do estado é Kolkata a cidade fica super movimentada durante o festival. A prepação é de meses antes. Os indianos dizem que é como o carnaval do Rio, mas isso porque eles nunca foram para o Brasil, haha.

São instalados milhares de pandals por toda a cidade, bloqueando pequenas ruas, fazendo filas de 3 ou 4 horas só para ver os pandals por dentro.
Pandal é uma construção temporária para o festival (como um templo), feito para decorar e celebrar o festival. Antigamente era só um templo temporário, mas hoje há uma competição, com um premio de 500mil rúpias (R$17000,00 mais ou menos). Isso faz com que sejam criados pandals gigantescos e muito bem trabalhados.

A parte religiosa da história
São cinco dias de festival, com a cidade parada nos primeiros quatro dias. No quinto dia as estátuas feitas para o festival são jogadas no Ganges. É interessante que eles fazem as estátuas de materiais bio degradáveis,  ganhando reconhecimento internacional pela consciência ambiental.
Durga Puja comemora a chegada da deusa Durga com seus filhos para a casa de seus pais, depois voltando para se encontrar com o deus Shiva no Dashami. Também é o festival que celebra a vitória do bem (Durga) sobre o mal (Mahishasur, o demônio).
As estátuas encontradas nos pandals são de Ganesh, Kartrick, Jaya e Bijaya e da deusa Durga no centro.
Também as vezes há da deusa Shiva (a explicação disso é uma zona e se alguém tiver interesse pesquise mais a fundo).

Agora, as fotos do festival com o pandal vencedor de 2011.
O pandal vencedor desse ano.

Mesmo lugar, mas a noite...

Durga, Ganesh, Kartrick, Jaya e Bijaya.

Shiva, dançando a dança que destruiria o universo.

Quando der vou postando mais coisas.

Um comentário:

  1. Fala ae Pedro, como estão as coisas? Bem interessante esse festival. Mande sempre notícias! Como está o trabalho? Boa sorte com tudo ae, que vc tenha muita determinação e consiga tudo o que quiser. Gisela manda um recado: Nada de marrons. Grande abraço, Felipe.

    ResponderExcluir